Início » Notícias » Iniciativa da Prefeitura: programa Elas por Elas entrega mais de 570 kits de absorventes para adolescentes do município.

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de General Carneiro, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, realizou mais uma edição do Programa Elas por Elas. O encontro reuniu as alunas de toda rede estadual de ensino na Câmara Municipal de Vereadores, e contou com explicações sobre a saúde da mulher.

A enfermeira, Mariellen Dacheri, apresentou às alunas explicações sobre o funcionamento do corpo da mulher, ciclo menstrual, anatomia e produtos que podem ser utilizados para diminuir o desconforto. Além disso, as mulheres presentes compartilharam os seus relatos e reforçaram a importância destas ações para a conscientização das jovens sobre o seu corpo.

Para a secretária de Assistência Social, Janete Weber: “Estivemos em um dia só entre mulheres, falando sobre nosso corpo, nosso período e coisas que entendemos umas nas outras. Esse projeto foi uma iniciativa da Administração Pública, que viu a importância de nos unirmos e fazer esse momento do mês mais tranquilo para todas”.

“Hoje em dia, as informações sobre o ciclo menstrual e saúde da mulher são mais divulgadas, e isso é excelente. Porém ações como essa intensificam as medidas de saúde da mulher e ampliam a discussão desse tema tão importante”, comenta a secretária de Saúde, Rosivani Faion.

No total, 471 meninas participaram do evento durante a manhã e a tarde. Contando com o turno noturno das escolas e faltantes, o número total de entrega será de 573 kits.

Alunas recebem orientações sobre ciclo menstrual. Foto: Assessoria de Imprensa PMGC

ELAS POR ELAS AMPLIA A DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES: Cada menina recebeu um kit contendo 04 pacotes de absorventes e uma cartilha informativa. O projeto surgiu com o objetivo de ampliar a divulgação e conscientização por meio de palestras direcionadas a prevenção da gravidez na adolescência e o ciclo menstrual, sendo notável a falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que se tenha plena capacidade de cuidar do seu ciclo menstrual.

PRESENÇAS: Estiveram participando do dia a secretária de Assistência Social, Janete Weber Ferreira, a secretária de Saúde, Rosivani Faion, a coordenadora de Assistência Social, Eloize Albino, a enfermeira Mariellen Dacheri, a equipe das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde e as alunas dos Colégios Estaduais Pedro Araújo Neto, Izelina Daldin Gaiovicz, Ana Boico Olinquevicz e São Francisco de Assis.