Início » Notícias » Mais de 150 jovens se reúnem para debater Políticas Públicas na 2ª Conferência de Juventude de General Carneiro.

Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de General Carneiro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu mais de 150 jovens.

A participação incluiu as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, entidades de atendimento (ACAGC e Associação dos Estudantes), representantes de instituições profissionalizantes, representantes de Grêmios Estudantis, Escolas Estaduais, APAE, usuários de políticas de juventude e jovens da sociedade civil.

A tarde iniciou com a apresentação musical da aluna Rita, acompanhada no violão por André Twardovski, e contou com o relato e depoimentos de jovens do município. O jovem Gabriel Miersch abordou sobre as mudanças dessa fase da vida e a importância de ser aberto a elas. O jovem Maurício Blaka também comentou sobre a importância das boas escolhas e companhias da juventude, e a psicóloga Alessandra Weisshaar comentou sobre os seus desafios da juventude e como os enfrentou.

Aluna Rita canta música Era Uma Vez, da cantora Kell Smith

No momento, houve a abertura para depoimento de mais jovens, que também contaram sobre suas histórias, desafios e superações. A escolha em compartilhar relatos surgiu na reunião da comissão organizadora: “Optamos por trazer histórias de jovens aqui da nossa cidade, que podem inspirar nas decisões e nas propostas da juventude. Vimos uma forte participação de todos. Com certeza essa conferência foi uma semente plantada”, comenta a secretária de Assistência Social, Janete Weber.

Para o vice-prefeito, Celio Garbin: “Esse é o momento para ouvirmos as demandas e preocupações da juventude. Por meio desses momentos, podemos inserir as demandas dos jovens dentro das políticas e planejamentos do Poder Público”.

Para compartilhar experiências, também esteve participando o empresário Valdir Almeida, que abordou sobre a importância das escolhas da juventude, sua trajetória dentro do empreendedorismo e sobre a importância de seguir princípios e valores.

Mais de 150 jovens participam da II Conferência Municipal de Juventude

A Conferência Municipal de Juventude contou com 12 eixos temáticos debatidos para a elaboração de propostas de nível municipal, estadual e federal. Os eixos temáticos discutidos foram: Direitos à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação, à Diversidade e à Igualdade, à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Direito à Educação; Direito à Saúde; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda, à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente, ao Território e à Mobilidade; e Direito à Cultura, à Comunicação e à Liberdade de Expressão, ao Desporto e ao Lazer.