Início » Notícias » Bombeiros Comunitários de General Carneiro recebem instruções sobre novo equipamento desencarcerador

Novo equipamento desencarcerador foi destinado através do Deputado Estadual Hussein Bakri.

Bombeiros Comunitários de General Carneiro receberam, na tarde desta quinta-feira (16), instrução teórica e prática sobre novo equipamento para desencarceramento. Os equipamentos foram destinados ao município de General Carneiro pelo Governo do Estado do Paraná, através do Deputado Estadual Hussein Bakri.

A instrução foi ministrada pelo Tenente Aleixo, Comandante do Corpo de Bombeiros de União da Vitória, juntamente com o Soldado Fleitux e o Segundo Tenente Maltaca comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul, que repassaram conhecimentos aos Bombeiros sobre as especificações técnicas do equipamento e realizaram treinamento sobre o uso correto da potente ferramenta, utilizada para cortar, amassar e afastar estruturas durante a extricação. Foram repassados, também, os procedimentos ideais para sua manutenção e conservação.

Desencarceramento é o nome dado à operação de salvamento que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarceram. Um equipamento como o desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamentohidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros Militar.

Extricação é um termo muito utilizado em resgate e salvamento que significa retirar uma vítima de um local do qual ela não pode ou não deve sair por seus próprios meios. Rolar uma vítima para a prancha longa, instalar um KED ou um colar cervical são manobras de extricação.

O treinamento também foi acompanhado pela Secretária Municipal de Administração, Gisele Montoski, pelo Secretário Municipal de Agricultura, Dimas de Souza e pelo Técnico de Segurança e Trabalho, Ademir Siega.