Início » Notícias » Secretaria de Saúde realiza XIII Conferência Municipal de Saúde, com tema: Garantir Direitos e Defender o SUS.

Na última semana, o Município de General Carneiro realizou a XIII Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais da saúde, representantes do Poder Legislativo e Executivo, moradores e representantes de associações municipais.

O evento possuiu a temática “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, e dialogou com a população sobre o Sistema Único de Saúde, a sua importância e ação junto com a população e a importância da sua valorização.

Membros compõem a mesa na XIII conferência municipal de Saúde.

As conferências municipais possuem o objetivo de avaliar a situação da saúde da população, a estrutura das Redes de Serviço e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde. A etapa municipal da conferência é base para o planejamento ascendente no SUS.

Além da etapa municipal, a conferência possui etapas Estaduais e Federais. Como previsto pela Lei 8.142/1990, o processo é realizado a cada quatro anos e identifica as prioridades locais, propicia espaço para a ampla participação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático, ao garantir a participação popular na construção de políticas públicas do Estado.

Participaram do evento os membros do Conselho Municipal de Saúde, equipe da Secretaria Municipal de Saúde, moradores, secretários e representantes de associações e representantes do Poder Legislativo. O vice-prefeito, Celio Garbin, também participou no momento. O prefeito Joel justificou sua ausência pela sua participação na aprovação do Projeto de Lei que busca evitar perda brusca de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Confira mais fotos: