Início » Notícias » Secretaria Municipal de Saúde de General Carneiro

Secretaria Municipal de Saúde de General Carneiro

NOTA DE ESCLARECIMENTO A Secretaria Municipal de Saúde de General Carneiro vem por meio deste prestar esclarecimento sobre a suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivos no estado do Paraná.

Como medida de enfrentamento da Covid-19, na data de 24 de julho de 2020 a Secretaria de Estado da Saúde publicou a Resolução nº 926/2020 que suspende temporariamente a realização procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares como forma de evitar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.

A Resolução estabelece a suspensão das cirurgias em todas as unidades hospitalares do Estado do Paraná. Os procedimentos cirúrgicos eletivos são aqueles procedimentos/atendimentos com possibilidade de agendamento prévio e sem caráter emergencial, podendo portanto aguardar a retomada da realização dos procedimentos.

Dentre os procedimentos eletivos estão: Cirurgias ortopédicas que não apresentam fratura exposta, cirurgia de Colecistectomia (Vesícula), procedimentos cirúrgicos para retida de cistos e hérnias, cirurgias ginecológicas, cirurgias Otorrinolaringológicas, etc.

Os procedimentos cirúrgicos cardiológicos, oncológicos e de nefrologia seguem conforme a necessidade dos pacientes. Informamos ainda que de acordo com a nova Resolução nº 1116/2020 da Secretaria de Estado da Saúde, a realização das cirurgias eletivas devem ser retomadas a partir da competência 10/2020 ( outubro/2020), porém, com apenas 50% das vagas.

Após a retomada das cirurgias os pacientes que estão aguardando em fila serão agendados conforme posição na fila de espera a qual é de acordo com a data de encaminhamento da cirurgia.

Todas as informações podem ser confirmadas na página da Secretaria estadual de Saúde do Paraná (SESA). RESOLUÇÃO Nº 926/2020: https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-

07/926_20.pdf RESOLUÇÃO Nº 1116/2020: https://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf – escriba-sesa@9bfbaf0f-c7d4-4a0b-9839-fe0ad1842420&emPg=true

Marcações: