Início » Notícias » Capacitação para profissionais da educação abre ano letivo de 2024.

Capacitação para profissionais da educação abre ano letivo de 2024.

A quarta-feira (31) foi marcada pela abertura do ano letivo de 2024 para todos os profissionais da educação de General Carneiro. Durante a manhã e a tarde, os profissionais se reuniram na Câmara Municipal de Vereadores e no Centro de Múltiplo Uso para capacitações e oficinas.

Pela manhã, o professor Ricardo Hirt abordou os temas “Mestre com Carinho” e “Inquietudes e Provocações”, refletindo sobre o valor do profissional da educação dentro das escolas e sobre o trabalho dentro do ambiente escolar. Segundo a secretária, Maria Salete: “O professor já esteve conosco aqui no município e o feedback dos profissionais foi excelente. Fizemos questão de que novos temas fossem abordados nessa capacitação. Essa preocupação que a Prefeitura possui com a formação continuada dos profissionais é muito importante”.

O momento também contou com sorteio de brindes pela equipe do Núcleo Lumiere e com a presença do prefeito em exercício, Celio Garbin, e da presidente da Câmara Municipal de Vereadores, professora Sandra Scheibe. A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, representada pelas  orientadoras pedagógicas Donazir Stepsul, Dulcídia Miersch e Neuza Barrida, esteve presente.

CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS E AUXILIARES DE SERVIÇOS DIVERSOS: As merendeiras e auxiliares de serviços diversos também receberam orientações em diversas temáticas pela nutricionista Marina Mazurechen. Entre estes temas, se falou sobre a importância da alimentação escolar, o papel da merendeira na escola, aquisição de alimentos e recursos do FNDE, boas técnicas e práticas na manipulação dos alimentos. Os novos servidores, aprovados no concurso público nº 01/2023, também participaram.

Segundo Marina: “Elas também são educadoras e tem papel fundamental no preparo de uma alimentação segura e saudável, que incluam boas técnicas de higiene, resultando em uma alimentação de qualidade e saborosa e proporcionando aos alunos hábitos alimentares saudáveis”.

Profissionais da Educação são capacitados para início do ano letivo. Foto: Assessoria de Imprensa/PMGC

PROFISSIONAIS DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA: Durante a tarde, os professores de artes e de educação física tiveram oficinas específicas voltadas para a sua área de atuação. De forma lúdica, os profissionais aprenderam atividades práticas voltadas ao desenvolvimento do aluno, e que poderão ser aplicadas em sala de aula.

GESTÃO ESCOLAR: Pensando nas habilidades de gestão e liderança, a Prefeitura de General Carneiro deu início a formação para gestores escolares em setembro de 2023. No turno noturno, a capacitação continuou para a equipe de gestão das Escolas Municipais e CMEIs, abordando temáticas sobre o gerenciamento do espaço escolar.

Escolas recebem Kit de Primeiros Socorros. Foto: Assessoria de Imprensa/PMGC

ENTREGA DE KITS DE PRIMEIROS SOCORROS E KITS ESPORTIVOS: Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as escolas e CMEIs receberam um kit de primeiros socorros. A entrega foi realizada pelo Instrutor e socorrista Marcos Amâncio, que relembrou os profissionais sobre uma capacitação específica sobre primeiros socorros, com previsão de ocorrer em maio deste ano. “Agradecemos imensamente à Secretaria Municipal de Saúde pelo fornecimento destes kits. As escolas merecem e nossas crianças estarão mais seguras”, aponta a secretária Maria Salete Volenkevicz.

As escolas também receberam kits esportivos para as práticas de lazer. A entrega oficial aconteceu nesta quinta-feira (01), no Centro de Múltiplo Uso.

A Prefeitura de General Carneiro deseja a todos os profissionais da educação um ótimo retorno e excelente ano letivo.